Bolsas de estudos no Brasil

O Brasil, oferece diferentes modalidades de bolsas de estudo para estrangeiros em universidades Brasileiras.

No Brasil, o processo seletivo para pleitear bolsas de estudos também, também pode ser pleiteado através do Consulado em Belo Horizonte e Escritórios Consulares.

O Consulado Moçambique oferece um caminho seguro para estudantes Africanos terem a oportunidade de conseguir uma bolsa de estudos, organizando a participação dos estudantes em processos seletivos para candidatos residentes em Moçambique e Região da SADC.

Para cada modalidade de bolsa há um processo seletivo distinto, solicite com antecedência informações adicionais.

1 – Pesquisa (Pós-Graduação)

Inscrições Abertas: de Maio a Dezembro

Oportunidade de realizar pesquisa acadêmica em universidades Brasileiras, sendo possível bolsa para um mestrado e/ou doutorado, mediante aprovação em exame de ingresso para algumas universidades Brasileiras.

Para aqueles que ainda não têm o domínio da língua Portuguesa, poderá ser ministrado um curso básico de Português nos seis primeiros meses da bolsa no Brasil ministrado por escolas de idiomas parceiras cadastradas no consulado.

2 – Graduação

Inscrições Abertas: de Maio a Dezembro

Oportunidade de realizar pesquisa acadêmica em universidades Brasileiras, sendo possível Bolsa para cursar a graduação em uma universidade Brasileira, incluindo também um ano de curso preparatório no Brasil.

3 – Escolas Técnicas Superiores

Inscrições Abertas: de Maio a Dezembro

As Escolas Técnicas Superiores oferecem cursos voltados para engenharia e outras áreas técnicas. Para os estudantes Moçambicanos formados no 1º grau (equivalente a 9 anos de estudo), o curso tem duração de 5 a 6 anos, com bolsas parciais ou plenas oferecidas por diversas instituições do Brasil.

Os bolsistas com bom desempenho poderão, ainda, terão a possibilidade de pleitear uma prorrogação da bolsa por mais 2 anos, transferindo-se para o 3º ano de cursos universitários.

4 – Curso Profissionalizante

Inscrições Abertas: de Maio a Dezembro

Oportunidade de cursar integralmente um curso profissionalizante numa instituição de ensino Brasileira. Estas bolsas parciais ou plenas visam proporcionar o aprendizado de técnicas e conhecimentos necessários para a vida profissional.

Informações gerais (requisitos, documentos necessários, etc.)

Dúvidas frequentes [FAQ]

5 – Treinamento para Professores

Inscrições: de Janeiro a Fevereiro de 2019 (previsão)

Bolsa para realização de pesquisas em universidades Brasileiras relacionadas à educação escolar. O programa tem como público alvo: professores, orientadores pedagógicos, assistentes educacionais, diretores, etc., do ensino fundamental e/ou médio que tenham o interesse de aprofundar os seus conhecimentos na área da educação e aplicá-los em suas escolas em Moçambique.

Mais Informações (requisitos, documentos necessários etc) solicite através do e-mail: